Encontre o que você procura Aqui...

segunda-feira, 6 de abril de 2020

O Brasil e suas diferenças sociais




O Brasil e suas diferenças sociais 

A distribuição de renda entre a população é feita de modo desigual, isso quer dizer, que, em nosso país a maior parte da renda fica concentrado em uma pequena parcela da população, ou seja, que há pessoas que ficam com a maior parte da renda e a desigualdade na distribuição da renda gera desigualdade social.

Pois, é a renda que permite que as pessoas tenham acesso a bens e serviços, que atendam as necessidades dela. A desigualdade social pode ser percebida, por exemplo quando observamos que algumas pessoas têm acesso à Alimentação adequada, à moradia digna, boa educação, lazer, atendimento à saúde de qualidade, enquanto outras não têm

Quanto maior o desenvolvimento econômico de um lugar, melhores são as condições de vida da população desse lugar, essas condições podem ser avaliadas por meio de indicadores sociais, como renda e acesso aos serviços de saneamento básico, taxa de mortalidade infantil e esperança de vida ao nascer, escolaridade entre outros pontos.

Contudo, é importante esclarecer que mesmo nas cidades mais desenvolvidas, também existem profundas desigualdades sociais.
Assim, podem ser afirmar que, embora as cidades mais desenvolvidas apresentam condições de vidas mais favoráveis à população, essas condições não são acessíveis a todos os seus habitantes a foto representa a desigualdade social  em uma cidade do Brasil que além de ter alta concentração de renda, ainda há muitas desigualdades entre seus habitantes.

Veja:


Município de São Paulo no estado de São Paulo, 2016.


Agora, vamos refletir?

Assista a animação e observe o cotidiano de uma família. Observe as atividades realizadas de cada integrante da casa.






É importante ressaltar que existem vários tipos de desigualdade, não apenas sociais como retrata no texto acima, mas também como a diferença entre gêneros (masculinos e femininos) conforme o vídeo apresenta. Você consegue ver diferenças sociais no seu bairro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário